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Cuidados com o sistema de freios

freio.jpgO sistema de freios evoluiu muito nos últimos anos, mas continua precisando de manutenção constante. Como funciona em alta temperatura e produzindo atrito, os componentes desgastam-se rapidamente. O pedal do freio baixo, o carro “puxando” para um lado durante as frenagens e um chiado acima do normal são sinais de que há algo de errado no sistema de freio. Além, é claro, dos vazamentos de fluido e dos sinais de ineficiência ou demora na hora de pisar fundo no pedal.

Segundo especialistas, ao pisar no pedal do freio, 70% do peso do carro são transferidos para a parte da frente, o que acentua mais o desgaste dos itens do eixo dianteiro, principalmente os discos e as pastilhas de freio. Atrás, a maioria dos carros contam com tambores e lonas como parte do sistema, componentes que também devem ser verificados, mas que geralmente exigem menos manutenção.

O estado dos discos e pastilhas, assim como o nível do fluido de freio, devem ser verificados a cada 5 mil km. Tanto o disco como a pastilha precisam estar dentro da espessura mínima recomendada. Insistir em usar pastilhas gastas não apenas prejudica a eficiência de frenagem, mas também desgasta demais os discos, o que acaba custando caro porque será preciso que sejam retificados ou trocados. No caso dos freios a tambor, além da regulagem, o mais comum é ter de alinhar as lonas e retificar os tambores.

Toda vez que as pastilhas forem trocadas ou as pinças de freio reparadas, também deve-se retirar o ar do sistema. Esse procedimento (conhecido como “sangria”) também deve ser feito todo ano, acompanhando a periodicidade de trocar do fluido de freio. Na hora de escolher a marca do fluido, o ideal é optar pelas mais conhecidas, levando em conta a especificação correta.

A especificação mais comum é a DOT 3, mas também existem a DOT4 e a DOT5, indicadas para os esportivos e para os carros mais pesados. A maior diferença entre esses tipos de fluido é o ponto de ebulição, que varia de 205ºC (DOT3) até 260ºC (DOT5). Por isso, o importante é escolher o tipo de fluido recomendado pelo manual do proprietário, ou de qualidade superior.

Vazamentos também fazem parte dos defeitos mais freqüentes do sistema de freio. Verifique, no local onde o carro fica estacionado a maior parte do tempo, se existem manchas de fluido perto das rodas. A parte de trás dos freios manchada de fluido é outro sinal de que o líquido está vazando, prejudicando a eficiência da força de frenagem. A origem do problema pode estar nas pequenas mangueiras de borracha atrás das rodas (que são chamadas pelos mecânicos de “flexíveis”), nos dutos de cobre, no hidrovácuo, ou no cilindro-mestre.

O motorista também pode contribuir para aumentar a durabilidade dos componentes do freio. Para reduzir o desgaste e evitar a perda de eficiência da força de frenagem por superaquecimento, a principal solução é usar o freio motor. Assim, principalmente nas descidas, convém usar uma marcha mais reduzida para poupar os freios. Esse procedimento também pode ser usado nas curvas. Dirigir de forma afoita no trânsito, com freadas bruscas constantes, também acelera o desgaste dos principais componentes. O recomendável é pisar no freio progressivamente e com suavidade.

Dicas de uso e Manutenção
Cuidados com o Sistema de Freio
1- Verifique o nível de fluido de freio a cada 30 dias.

2 – Troque o fluido de freios a cada 10000 km ou 12 meses.

3 – O sistema de freio deve ser inspecionado a cada 10000 km.

4 – Não sobrecarregar o veículo acima de sua capacidade especificada pelo fabricante.

5 – Não alterar as configurações do freio, como substituir um componente por outro com características diferentes, como por exemplo o diâmetro.

6 – Não alterar as características do veículo, como por exemplo a suspensão e rodas.

7 – A manutenção no sistema de freio deve ser realizada por mecânicos credenciados para executarem serviços em freios.

8 – Quando houver necessidade de reparar o sistema de freio, use peças e fluido de freio bosch, qualidade reconhecida.

9 – O cuidado na manutenção do sistema de freio é essencial, pois muitas vidas dependem disto.

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Comentários

  1. amigos bom dia gostaria de uma orientaçao para retirar o tambor de freio do corsa tentei tirar retirei a porca e o rolamento mas o tambor nao saiu alguem pode me da uma ideia

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