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Opel Corsa OPC o Super Corsa

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A Opel, braço da GM do qual a maior parte dos carros vendidos pela Chevrolet no Brasil deriva, apresentou hoje a versão de série mais apimentada que o Corsa já teve, a OPC. Desenvolvido pela divisão de alto desempenho da marca, também chamada de OPC (que significa Opel Performance Center), o carrinho tem 192 cv, extraídos de um motor 1,6-litro com turbo.

Apesar de interessante, o carro chega correndo atrás do prejuízo, já que a Renault também lançou um carro do mesmo porte, o Clio III Sport, que tem motor maior e mais potente: um 2-litros de 197 cv (leia mais sobre ele aqui)! Certo é que os fãs da quinta geração do Corsa não poderia deixar de ter na linha uma opção mais “nervosa”.

E o Corsa OPC faz jus às expectativas: 0 a 100 km/h em 7,2 s e máxima de 225 km/h. O torque máximo do motor 23,5 kgm, com picos de 26,5 kgm quando a função “overboost” for solicitada. A transmissão, como no Clio, é dianteira, com um câmbio manual de seis marchas.

O consumo declarado pela fábrica para o Corsa OPC é surpreendentemente baixo: 12,7 km/l , possivelmente em circuito misto, o que certamente conquistará muitos dos consumidores europeus, que verão o carro no Salão de Genebra, em março, e poderão comprá-lo pouco depois.

Acertado no circuito de Nürburgring, o Corsa OPC teve a barra de torção traseira reforçada e recebeu uma barra estabilizadora dianteira também mais forte, com novos amortecedores e molas, com rebaixamento da carroceria em 1 cm.

Pode parecer pouco, mas lembre-se de que, na Europa, os carros são naturalmente mais baixos que os brasileiros (cerca de 3 ou 4 cm) porque as ruas e estradas de lá não têm ondulações, buracos, valetas e quebra-molas como as daqui.

O sistema de controle de estabilidade, além de ABS, são itens de série no carro, mas o primeiro pode ser desligado ao gosto do freguês. Além de forte, o Corsa OPC vem muito bem calçado, com rodas de aro 17”, de liga-leve, com pneus 215/45 R17. Há rodas de aro 18” e pneus 225, para essas rodas, disponíveis como opcionais.

Os freios também sofreram alterações, mais do que necessárias. Afinal, parar esse canhão de bolso não seria muito fácil com o sistema convencional usado no Corsa. Os freios de 308 mm na dianteira e 264 mm na traseira, ventilados, têm o charme de pinças pintadas em azul, cor oficial da OPC.

Por dentro, bancos Recaro em estilo concha, com airbags laterais integrados (novidade mundial do carro) são o que de mais interessante o carro oferece, fora os pedais de alumínio e o volante esportivo, de praxe em veículos assim e presente até no Corsa SS brasileiro, a uma geração e muitos cv de distância do OPC.


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