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Sistema de arrefecimento e sua manutenção

Sistema danificado, com ferrugem avançada e sem aditivo

Por arrefecimento entenda “onde passa água no carro”. Não vamos tratar arrefecimento a ar por estar em decadência no mercado atual.

Arrefecer nada mais é que esfriar, porém em um veículo o sistema de arrefecimento desempenha as seguintes tarefas:

  1. Mantém a temperatura do motor estável
  2. Acelera o aquecimento do motor, levando-o à temperatura ideal
  3. Aquece o ar no interior do veículo, quando solicitado

Observe que sua função não é simplesmente esfriar, na verdade o sistema mantém estável a temperatura do motor, necessário para o correto funcionamento e durabilidade de suas peças. Observe também que ele é utilizado para aquecer o ar no interior da cabine, nos carros que possuem este recurso – o famoso “aquecedor”.

Seus componentes:

  • Mangueiras de borracha – responsáveis pela transmissão do líquido
  • Canos de metal – como as mangueiras, transmitem o líquido
  • Abraçadeiras (ou simplesmente braçadeiras) – prendem as mangueiras aos canos, reservatório de expansão, radiador e motor
  • Válvula termostática – mantém-se fechada evitando circulação de líquido enquando o motor não atinge temperatura ideal, permitindo um rápido aquecimento
  • Sensor de temperatura – detecta a temperatura do líquido, permitindo leitura pela central do veículo, pelo motorista através do painel e dados para acionamento do eletroventilador ou ventoinha
  • Radiador de resfriamento – colméia por onde passa o líquido, responsável por dissipar seu calor ao meio ambiente
  • Radiador de ar quente – colméia por onde passa o líquido, normalmente no interior do veículo, responsável por dissipar parte do calor do líquido para o ar que entra na cabine, o aquecendo
  • Reservatório de expansão – reservatório que contém o líquido de arrefecimento em excesso, permitindo a expansão deste quando quente, devido à dilatação e mantendo um mínimo de líquido reservado para o caso de perdas
  • Água – um dos componentes do líquido de arrefecimento
  • Aditivo – outro componente do líquido de arrefecimento, é ele que evita que o líquido congele ou entre em ebulição (quando em baixas pressões, como no alto de montanhas), além de lubrificar e proteger o sistema contra ferrugens
  • Ventoinha – força a passagem do ar pelo radiador, resfriando mais rapidamente o líquido

Claro que determinado projeto pode excluir ou adotar mais de uma das peças listadas.

A limpeza e sua importância

O líquido de arrefecimento tem validade, ao contrário de que muitos pensam, e deve ser trocado com certa frequência.

Normalmente o período de troca é de 12 meses, sendo que pode ser extendido pelo fabricante para até 3 anos. Deve-se observar também a validade do aditivo utilizado, que determina quando deverá ser feita uma nova troca.

Se não realizada, a limpeza e troca de todo o líquido, o sistema irá enferrujar, danificando os radiadores, principalmente o de ar quente pois este é mais delicado; a mistura irá se tornar ácida e corroer as borrachas, a ferrugem entupirá as galerias no bloco e cabeçote do motor, danificando-os e podendo os inutilizar. O motor pode vir a fundir.

Conselhos para a limpeza

Bardhal RadCleanSe o sistema estiver um pouco sujo apenas, pode-se com o motor ainda frio remover a mangueira de retorno ao vaso de expansão, abrir sua tampa e pelo bocal da tampa inserir uma mangueira de água comum. Com a mangueira enviando pouca água, suficiente apenas para manter o reservatório no nível máximo, deixa-se a água suja sair pela mangueira de retorno e ser recolhida por uma bacia (não deixe essa água cair na pintura, pois pode a danificar). Ligue então o veículo e deixe este aquecer lentamente para que abra a válvula termostática e todo o líquido antigo seja renovado pela água limpa.

Com a água limpa no sistema e mangueira de retorno devidamente recolocada, adicione um frasco de Bardahl Rad Clean, feche o reservatório de expansão e deixe o motor ligar a ventuinha por duas vezes. Verifique o correto funcionamento via termômetro no painel e caso esteja tudo ok, deixe o produto da Bardahl agindo por 7 dias, utilizando o carro normalmente.

Muito cuidado: não adicione água fria (temperatura ambiente) ao motor já quente. Se isso acontecer, pode-se trincar cabeçote ou bloco e os danos só poderão ser corrigidos por uma retífica na peça.

Após os 7 dias…

Deve-se repetir o processo, trocando completamente o líquido por água limpa corrente e, após recolocada a mangueira de retorno, deve-se adicionar aditivo segundo proporções do fabricante do veículo, que você pode encontrar no seu manual – o normal é 40% aditivo para 60% de água ou 50% de cada um.

Se o manual diz para utilizar uma proporção de 40% aditivo e o sistema possui 6 litros de capacidade, então adicione 2,4L de aditivo.

Verifique também se o seu fabricante indica aditivos orgânicos ou inorgânicos. A Bardahl possui dois produtos: o Rad Cool (inorgânico) e o Rad Cool Long Life (orgânico), para ambas aplicações. Fuja de produtos genéricos com preço demasiadamente baixos que podem não passar de água colorida.

Não esqueça de verificar a validade do aditivo ao comprá-lo, já que este pode estar para vencer e de nada adiantará se for mantido no sistema por mais um ou dois anos após seu vencimento.

Se o sistema estiver sujo demais, possuir ferrugem em estado avançado ou mangueiras danificadas, a limpeza deverá ser realizada por máquinas especializadas, as mangueiras e braçadeiras trocadas, medida a pressão de atuação via bomba de pressão e só aí poderá ser adicionada água limpa e aditivo, portanto este não é um serviço a ser feito em casa.

Se o reservatório de expansão estiver muito sujo, este deverá ser removido e limpo com um pouco de água, sabão neutro e areia. Lembre-se de remover muito bem essa mistura após a limpeza, antes de reinstalar o reservatório, pois um pouco de areia poderá danificar seriamente o motor.

Cálculos rápidos

  • 3 Litros de aditivo inorgânico de qualidade: R$84,00
  • 1 frasco de Bardahl Rad Clean: R$7,00
  • Tempo de trabalho: 2h preparar limpeza, 2h finalizar limpeza e colocar aditivo

São gastos em média 91 reais e 4 horas de serviço, que economizam no mínimo R$150,00 de um radiador comum de um carro sem ar condicionado e o mesmo gasto em aditivo e limpeza se o radiador ou alguma mangueira estourar.

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Comentários

  1. Tenho um corsa sedam maxx, e gostaria de saber como retirar o ar do sistema de arrefecimento, apois a troca do liquido??
    os senhor poderia me orientar como fazer isso;

    desde já fico muito grato;

    isaias //////////

  2. muito interessante e importante a explicação acima do sistema de arrefecimento.

  3. coloquei a pouco o líquido para radiador original AC Delco, comprado na concessionaria, à 50% conforme orientação. e após isso o carro começou a aquecer muito e rápido. por favor mande-me uma orientação. motor mpfi 1.0 , corsa wind 2000. e aproveito para perguntar a temperatura ideal p o funcionamento do motor, um abraço .

  4. coloquei a pouco o líquido para radiador original AC Delco, comprado na concessionaria, à 50% conforme orientação. e após isso o carro começou a aquecer muito e rápido. por favor mande-me uma orientação. motor mpfi 1.0 , corsa Classic 2002. e aproveito para perguntar a temperatura ideal p o funcionamento do motor, um abraço .

  5. Amigos qual a amperagem ideal para o meu carro.Corsa hatch 2005,com ar direçao e motorizaçao 1.0?.Obs:nao tenho som de mala.Eu coloquei uma bateria de 60A.Um abraço a todos.

  6. Gostaria de saber qual a temperatura ideal do funcionamento do motor do corsa hatch 1.0, e qual a temperatura que deve acionar o eletroresfriador?

  7. tenho um corsa clássic ano 97, e estou pensando colocar ar condicionado, já que o atual é apenas de ar quente, e não está funcionando, e o radiador atual de problema terei que troca-lo. caso eu coloque ar condicionado, o veiculo não vai sofrer nenhum tipo de alteração quanto ao rendimento do motor, oque tanto eu tenho que trocar para essa mudança? aguardando retono breve se possivel pois o veiculo está parado e preciso tomar essa decisão.

  8. obrigado pela informação sobre o sistema arrecifemento. gostaria de saber qual a temperatura ideal para funcionamnto do motor para o modelo coesa wind 1,0 mpfi. estou com problema que o carro aquece muito rapido já troquei a valvula termostatica mas não resolveu o problema. qual a sua sugestão para resolução deste problema.

    abraço

  9. qual a temperatura ideal do corsa wind hatch, o meu carro aquece rapidome dê uma luz.

  10. Tenho um CORSA SEDAN WIND 2000, com AR e DIREÇÃO HIDRÁULICA, o Ar Condicionado do meu carro, não gela dentro da cidade, quando frea ou pára em semáforo ele esquenta. Gostaria de saber se alguem pode me dizer o porque disso. Obg.

  11. ola amigos. tenho um corsa wind 96 recentemente.troquei o comando de valvula e mesmo assim o o motor continua com um pouco de barulho
    na parte de cima do motor.levei de volta ao mecanico e ele me falou
    que o barulho e folga nos pistao.gostaria de ouvir a opiniao de voçes.

  12. tenho um corsa clássic ano, 99,E QUERO SABER COMO FAZER UMA LIMPEZA DE RADIADOR OU ARREFECIMENTO DO MOTOR DO MEU CARRO, AGADEÇLO DESDE JÁ

  13. Tenho um corsa gl 96, e ele esta sem força quando pisa no ascelerador ele não responde já troquei as velas os cabos e nada e ele aquece muito rápido quando ele esta quente se desligar ele não quer mas pegar. qual a sua sugestão. aguardo sua ajuda e obrigado.

  14. Tenho um Corsa Sedan Milenium 1.0 16v 99/00, o motor sempre esta em alta temperatura, a ventuinha parece que gira mais lenta do que os demais carros, isso é normal neste modelo do Corsa?

  15. Como tirar o ar do sistema de arrefecimento do corsa super 2005

  16. tenho um corsa wiind,e quando a ando a temperatura do meu carro , esquenta rapidamente.
    qual e o caso disso

    agradeço desde ja.

  17. Tenho um corsa wind 96, e ele esta sem força quando piso no ascelerador ele não responde já troquei as velas os cabos e nada e ele aquece muito rápido quando ele esta quente se desligar ele não quer mas pegar . qual a sua sugestão. aguardo sua ajuda e obrigado.

  18. tenho o mesmo problema que nosso amigo (david gleison) nos ajudem ….por favor…

  19. Tenho um corsa GL 1.4 96, estou tendo problemas com aquecimento. Já foi trocado bomba dágua, radiador,valv.termostática,sensor de temp. e a temp. continua subindo, principalmente quando pego engarrafamento.Já gastei a maior grana coma jaca e até agora nada! Alguém pode me ajudar?

  20. Gil, meu carro tb tinha um barulho,como se estivesse rajando. Troquei os tuchos e a lubrif. do cabeçote melhorou, eliminando o barulho.

  21. Meu coment. foi para o Classic 99 (José Augusto)

  22. tenho um corsa 1996 gl 1.6 e sua temperatura sobe muito rapido. gostaria de saber qual a temperatura ideal para o funcionamento do motor.

  23. tenho um corsa sedan gls 1.6 8v com ar cond ano 2001 gostaria de uma informaçao sobre a ventuinha arma mas fica lenta causando assim o aquecimento elevado

  24. tenho um corsa sedam gls 1.6 8v 2001com ar cond gostaria de uma informação sobre a ventuinha arma mas fica lenta causando assim o aquecimento elevado por favor entre em contato.

  25. Tb tenho um corsa sedan 1.6 16v ano 2000 que não pode pegar um congestionamento, que esquenta, já estou ficando com trauma, não sei mais o que fazer

  26. nair! tive o mesmo problema.
    tive q trocar uma valvula acho q era valvula termostatica q aciona quando o carro atinge uma certa temperatura e fiz uma limpeza geral no radiador e mangueiras. fico bala nunca mais deu problema

  27. DAVID GEISON acho eu que seu carro esta desregulado esta mandando muita gasolina para camara de explosão mais do queima e esta afogando por esquentar muito rapido como do nosso amigo nair tem q faser a manutenção do radiador e seus componentes.

  28. GILSOM NACIMENTO que bom q ela só ficou mais lenta assim vc pode concerta-la a tempo não espere ela parar de vz que ai vai complicar

  29. meu corsa acabei de fazer cabeçote serviço completo com valvula term cebolinha nova sensor de temperatura bomba D;agua radiador e continua aquecendo não sei mais o que fazer

  30. Tenho um corsa MPFI 2000, estou tendo problemas com aquecimento. Já foi trocado bomba dágua, radiador,valv.termostática,sensor de temp. e a temp. continua subindo, principalmente quando pego engarrafamento. Qual é a temperatura ideal de funcionamento do motor. Alguém pode me ajudar?

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