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Sistema multitec TBI corsa

Fabricado entre os anos de 1994 e 1995, o Multec TBI foi, juntamente com o Multec 700, um dos primeiros sistemas de injeção eletrônica do país. Nessa edição conheceremos suas principais características técnicas.

Suas características mais relevantes são:

-  É um sistema de injeção eletrônica monoponto, utiliza apenas uma válvula injetora que alimenta os 4 cilindros; Possui distribuidor de ignição (ignição dinâmica). Necessita de conferência periódica do ângulo de avanço de ignição (ponto de ignição);

-  Calcula a massa de ar admitida pelo motor pelo método da velocidade/densidade. Por isso, tem como principais sensores o sensor de rotação – HALL (interno ao distribuidor), o sensor de temperatura da água – CTS e o sensor de pressão – MAP;

-  Trabalha em malha fechada, ou seja, utiliza sensor de oxigênio (sonda lambda).

-  Seu ventilador de arrefecimento é controlado por interruptor térmico – “cebolão”.

- É um sistema de injeção eletrônica digital. É capaz de detectar inúmeras falhas e armazená-las em forma de códigos numéricos. Os códigos de defeitos podem ser facilmente acessados sem a utilização de equipamento do tipo scanner.

Dica 1 – Procediemento para acesso ao códigos de defeitos

1 – Com a chave de ignição desligada, interligue os terminais A e B do conector de diagnósticos (ALDL);


2 – Ligue a chave de ignição (sem dar partida);

3 – Conte as piscadas da lâmpada de manutenção urgente , conforme os exemplos;

Obs: cada código é repetido 3 vezes, na seqüência.

4 – Desligue a ignição;

5 – Desconecte os terminais A e B.


Dica 2 – Tabela de códigos de defeitos – Multec TBI

Código de Defeito
Descrição
12
Sistema OK
14 ou 15
Revisar o circuito elétrico do sensor de temperatura da água – CTS
13, 44 ou 45
Revisar o circuito elétrico da sonda lambda – EGO
21 ou 22
Revisar o circuito elétrico do sensor de posição da boboleta – TPS
24
Revisar o circuito do sensor de velocidade – VSS
33 ou 34
Revisar o circuito do sensor de pressão absoluta – MAP
35
Revisar o circuito elétrico do motor de passos – IAC
55
Falha na UCE

Dica 3 – Tabela de valores operacionais – Multec TBI

Rotação de marcha-lenta
850 a 950 RPM (com motor aquecido)
Pressão da linha de combustível
De 0,7 a 0,8 bar
Sinal do sensor de temperatura
da água – CTS
De 2,00 a 1,60 Volts VDC (com o motor
aquecido em temperatura operacional
entre 80 e 100ºC)
Sinal do sensor de posição
da borboleta – TPS
- Borboleta fechada aproximadamente
0,50 volts VDC
- Borboleta totalmente aberta
aproximadamente 4,50 volts VDC
Sinal da sonda lambda – EGO
Oscilando rapidamente entre 0,10 volts VDC
(mistura pobre) e 0,90 volts VDC (mistura rica)
Sinal do sensor de velocidade
do veículo – VSS
Pulsos que variam proporcionalmente com
a velocidade do veículo
Sinal do sensor de pressão
absoluta no coletor – MAP
Entre 1,0 e 2,0 volts VDC (em marcha-lenta
ao nível do mar)
Resistência elétrica da válvula injetora
Entre 1,5 e 2,7 OHMs
Resistência elétrica do motor
do passos – IAC
Medir entre os terminais da UCE:
- C5 e C6 – Entre 40 e 60 Ohms;
- C8 e C9 – Entre 40 e 60 Ohms.
Resistência elétrica do conector
de Octanas
Medir entre os terminais da UCE:
- D2 e C12 – aproximadamente 220 Ohms
(na posição 95 octanas);
- D2 e C12 – Aproximadamente 0 Ohms (na
posição 91 octanas).

Dica 4 – Tabela de terminais da UCE – Multec TBI

Terminal – UCE
Descrição
A1
Controle do relê da bomba de combustível (terminal 86)
A2
Controle do relê do compressor do ar condicionado
A5
Controle da lâmpada de manutenção urgente – SES
A6
Alimentação da UCE (linha 15)
A8
Comunicação UCE/Scanner
A9
Ao terminal B do ALDL
A10
Entrada do sinal do sensor de velocidade – VSS
A11
Terra do sensor de temperatura CTS e sensor de pressão – MAP
A12
Terra da UCE
B1
Alimentação da UCE (linha 30)
B3
Terra do sensor de rotação HALL
B5
Sinal do sensor de rotação HALL
B8
Sinal do interruptor (no painel) do ar condicionado
B10
Sinal do interruptor do P/N (transmissão automática)
C1
Ao conta-giros
C3, C4, C5 E C6
Sinal para o motor de passos – IAC
C10
Entrada do sinal do sensor de temperatura da água – CTS
C11
Entrada do sinal do sensor de pressão absoluta – MAP
C12
Sinal do conector de octanagem
C13
Entrada do sinal do sensor de posição da borboleta – TPS
C14
Alimentação ( 5 volts VDC) do MAP e TPS
C16
Alimentação da UCE (vem da bateria)
D1
Terra da UCE
D2
Terra do TPS e do conector de octanagem
D4
Sinal de controle de avanço EST
D5
Sinal de alimentação ( 5 volts VDC) do sensor HALL
D6
Terra da UCE
D7
Sinal da sonda lambda
D15
Controle da válvula injetora

Comentários

  1. Adorei o tutorial, eu tinha muitas duvidas nesse sistema do meu carango.
    Show, obrigado

  2. Muito pois possuo um corsa 1.4 E.F.I E O CARRO POSSUI ESSE SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA.

  3. Boa tarde,
    Essas informaçõoes são otimas.
    Estou com um problrma em um corsa 1.4 – 1995
    Recentemente fiz o motor de um, aparentemente o carro ficou otimo, mas agora depois que o carro esquenta, esta fazendo um barulho aparentemente batendo pino, será que alquem teria algum informação para fornecer sobre esse assunto ou algo parecido.

    Desde já muito obrigado

  4. tenho corsa 1.0 95 efi cabeçote feito recentemente,parte da manhãquando viro o motor , abre o giro, e dentro de 15 segundo embaralha e acerta abrindo um giro bonito, e tem vezes que ate morre o motor, mas na segunda virada o giro abre mais bonito ainda e ocorre tudo bem.na varredura com o escaner , não aparece codico de defeito sistema ok e o consumo de combustivel se encontra muito alto em torno de 8,5 km por litro de gasolina.por favor me ajudem ja não aguento mais gastando dinheiro com mecanico que não resolve o problema.

  5. bom dia! kra, tenho um corsa 94 lindíssimo mas tenho um problema seríssimo nele. aquele pino que vai dentro do distribuidor e encaixado no comando de válvulas (aquele de plástico) vive quebrando. já foi trocado comando de válvulas, coloquei um distribuidor “novo”, encomendado na própria gm, já foi trocado tuchos, balancins, etc. agora o mecânico diz que pode ser problema na gaiola superior. é assim, o pino quebra, compro um novo, coloco e dura mais ou menos dois dias ou até mesmo um dia só, então quebra de novo e o carro para. troco por outro, ele funciona e depois quebra de novo. será que vcs conhecem algum caso parecido?

  6. o meu problema é quase igual a do paulo fernando firmo de lima,o meu corsa ano 95 foi feito o motor,mas já comprei ele assim,logo que peguei ele pela primeira vez notei que ele afogava constantemente levei ao mecanico, alias a varios mecanicos e trocaram o cebolão limparam o tbi 2 vezes,trocar motor de passo regularam a baboleta e tambem trocaram a bomba de combustivel e não resilveram nada.até que levei a uma outra oficina e colocaram no computador e fizeram uma regulagem e trocaram as velas limpando novamente o tbi e trocando os reparos.beleza parece que tinha resolvido o problema mas passado alguns dias começou novamente,mas com menas frequencia de afogamento mas continua afogar principalmente quando estou em uma rotação alta e baixo ela de uma vez,ou quando o carro esta frio e vou sair ele não tem forças e afoga.e o seu consumo não passa de 8,5 km por litro de gasolina na cidade e 10km na estrada.por favor tente resolver este problema pois não aguento mais gastar com este carro.

  7. Ótimo tutorial..
    Possoi um corsa 94 efi que utiliza esse sistema de injeção eletrônica fiz o teste com o jumper e obtive o código 12 “sistema ok”. Mas a uns 6 meses atraz eu retifiquei o cabeçote e tenho um problema quando dou partida no carro pela manhã, o funcionamento do motor fica um tanto irregular e eu tenho de esperar o carro “esquentar” para poder sair andando com ele, probelma parecido com o reportado pelo Paulo Fernando Firmo de Lima. Como dito pelo Paulo quem souber o que causa isto por favor poste um comntário.
    Abraço

  8. Boa noite

    Tenho um corsa wind 1.0 ano 95 está com um problema , já levei em alguns mecanicos mas não resolveu nada até agora , quando estou andando, em certo momento ele acelera soznho, passando de macha e quando vai parar , está acelerando, troquei os sensores o motor passo, o cabo do acelerador e a cental eletronica mas comtinua.
    Este defeito pode ser o que ?

  9. Possoi um corsa 94 efi que utiliza esse sistema de injeção eletrônica fiz o motor inteiro, mas tenho tido o seguinte problema quando dou partida no carro pela manhã, o funcionamento do motor fica um tanto irregular e morre caso eu não acelere bastante, além disso o motor não trepidava no volante pois agora mesmo parado o motor trepida.
    Fui ha 2 mecanicos que checaram o ponto do motor, bomba de gasolina e injeção e todos apresentavam medidas e valores normais.

    Gostaria de saber o que fazer pois não estou conseguindo solucionar tal problema.

    Obrigado

  10. quero saber o processedimento sobre a falha 0505 do corsa 16v

  11. gostei da materia, eu tenho um corsa sedan 1.6 mpfi 8v com gnv, mas o carro esta consumindo muito, pode ser o sensor da lampda?, me falaram que ele que controla a mistura. Ele tem regulagem ou só a troca para sanar o problema? valeu e obrigado.

  12. Tenho um Corsa Classic 2004 e tenho problemas com a aceleração (detonada) quando ligo o veículo ou faço redução para 1ª ou 2ª marchas, o conta-giros vai a 2.000 RPM. Já troquei sensor de lenta e continua o problema. Soube de um amigo que no caso dele já foram 4 os sensores trocados e nada. Alguma dica??

    Obrigado.

  13. tenho um corsa 94 e uma ves por semana oa embreagem do distribuidor senpre estraga . oque pode ser , pois isso nao e normal.

  14. Tenho um corsa 98 e estou com um problema, quando o carro esta quente ele não liga, tenho que esperar ele esfriar para dar partida, ja levei no mecanico e eletrecista e ninguém acha o defeito, alguém sabe o que pode estar acontecendo?

  15. tenho corsa 1.0 95 efi cabeçote feito recentemente,parte da manhã quando viro o motor , abre o giro, e dentro de 15 segundo embaralha e acerta abrindo um giro bonito, e tem vezes que ate morre o motor, mas na segunda virada o giro abre mais bonito ainda e ocorre tudo bem.na varredura com o escaner , não aparece codico de defeito sistema ok e o consumo de combustivel se encontra muito alto em torno de 8,5 km por litro de gasolina.por favor me ajudem ja não aguento mais gastando dinheiro com mecanico que não resolve o problema.

  16. alguem pode me fazer o favor de me dizer qual o nome ou modelo do conector do conector de diagnostico do corsa classic 2008

    muito obrigado aguardo resposta de preferencia por email

  17. joao ferreira faz o ateramento desse carro que vai ficar dez

  18. tenho um corsa 16v 1.6 98 e está apresentando um defeito que varios mecanico não consegue detectar. o consumo de combustivel dele esta muito elevado e altenamente solta fumarça pelo escape, falhando e aceleração alta na ultima vez que levei na oficinar fiz um chek up eletronico testando todos os sensores e sondas, troquei o motor de passo mas o defeito pescirtio estou suspeitando das valvulas de admissão e escape será que as estão enpenada ou desgatada. se alguem tiver uma opinião fico agradecido.

  19. Oláa!!! Tenho um corsa Wind 95 EFI! Desde q comprei ele possui um falhado e já gastei tanto q ja desisti de resolver esse problema!!! Viajo mt nele e ele nunca me deixou na mão! Mas o que me incomoda é um falhado q existe ne geralmente quando está em marcha lenta! ja experimentei trocar velas, limpar bico, injeção, tdooo!! só bomba de gasolina ja comprei 3!!! se souberem a solução, aí está meu email….
    vlw

  20. meu corsa wind 95 tem um problema de aceleraçao. as vezes ele acelera sozinho, vou passando a marcha e quando estou de quarta chega a uma velocidade de 60km/h e com algumas frequencia a luz da injeçao acende por pelo menos 60 segundos. preciso ¨deixa lo de bem com meu bolso.

  21. Em geral è:
    1.falta de aterramento do motor
    2.regulador de voltagem ruim
    3.o rotor do distribuidor gasto
    4.limpeza das velas
    5.algum vazamento interno entre o bloco do motor e tampão

    porem não se aflija também tenho um carro velho. Q dor de cabeça é o corsa!!!!

  22. tenho um corsa 96 8v 1.6 mfpi, o meu problema que já troquei todos os sensor e cabo de vela, o que acontece que quando ando com meu carro em tempos frios e temperaturas não muito quente o carro tem uma marcha lenta otima nem se escuta o motor mas quando sai um sol forte temperatura acima de 30 graus andando um 7 km ao pesar na embreagem quando desacelera o carro a rotação cai chegando a morrer parecendo falta de combustivel, veja em tempo de temperatura frias de manhã não acontece isso so no calor, ja troquei todos os sensor ou melhor so o sensor map e borboleta não foi trocado me informaram para trocar os cabo de vela e fiz mas hoje dia 18/11 aconteceu denovo chegando em casa fiz o diagnostico do jamper deu codigo 12 e muito estranho alguem poderia me dar uma luz poderia ser o sensor map que trabalha com a temperatura, bobina ou limpeza sonda lambda me ajude.

  23. tenho um corsa wind 2000 mpfi 1.0 a bomba de combustivel so parte quando dou partida no motor algumas semanas atras quando eu virava a chave a bomba funcionava por alguns segundos agora não mais alguen sabe o que fazer se souber me ajude ok

  24. gostaria de receber a ficha técnica do corsa 97 mpfi referente aos diagnósticos de defeito

  25. Oi pessoal a minha dúvida é a seguinte, tenho um corsa sedan 2004, e o pedal da embreagem está alto, eu ja acostumei com ele assim, só que todo mundo que dirige meu carro reclama e diz que isso pode prejudicar a embreagem do carro, isso me deixa pensando no que fazer, o carro era do meu pai e meu pai comprou ele zerado !!!! Ou seja veio de fábrica !!
    Gostaria de saber se é típico do corsa o “pedal da embreagem alto” ??
    Agradeceria se alguem pudesse me esclarecer, ajudaria muito !!
    Fiquem com Deus !!!!
    Abração á todos !!!!

  26. nao sei se vcs podem me ajudar mas vamos lá. tenho um corsa gl 1.4 ano96 quando eu pego a estrada depois de um tempo parece que a gasolina é cortada(eu acelero o carro e nao anda, acontece um corte brusco e mesmo pisando no acelerador percebe que nao vai gasolina) e o carro morre. o que pode ser ? obrigado

  27. Sou de Nova iguaçu, Rio de Janeiro, preciso de um sensor hal do corsa wind – 95, alguém sabe onde eu posso encontrar ?
    Por favor me ajudem.

  28. quero saber em que temperatura normalmente um corsa 1.0 trabalha em um engarrafamento , meu carro tem chegado perto de cem graus,? isso é normal? qual a variação de temperatura é considerada normal? desde já obrigado..

  29. Pô, fiz essa parada ai de imendar o fio e ligar em outro lugar e aquela caixa grande de conector azul que fica no pé do passageiro, cheirou queimado e agora o carro não pega… tentei “jumpear’ em todos aqueles buraquinhos do conector e dar partida, ai que ferrou tudo.
    O carro não liga mais e tem 1 fusível queimando toda hora, o que pode ser?? Será que queimou alguma coisa??

  30. boa tarde gostaria de tabela de codigo de defeito do corsa frex 1.0 2009 muito obrigado

  31. O corsa é o carro mais misterioso que existe. A grande maioria apresenta pelo menos um tipo de defeito que mecânico nenhum consegue resolver.

    O meu, por exemplo, não posso deixar sem acelerar, senão morre. Já gastei mais de 5 mil nesse carro, com exceção do motor e câmbio, o resto já troquei tudo. A próxima coisa que eu trocar será o carro, infelizmente.

    Boa sorte pra nós!

  32. para que serve o tubo de borracha que liga atampa de tuchos ao tbi corsa 2003,,,o tubo mais fino,,o grosso é de vapores do carter, por isso gostaria de saber do mais fino,,,grato

  33. tenho um corsa 94, e ja madei varias vezes pra oficina,pra achar o defeito na injeçao, e o seguinte ele tem vezes que falha em macha leta e a luz da injçao fica acesa direto. o que faço. um abraço

  34. tenho um corsa 1.o 8 valvulas, o msmo apresentou um funcionamento irregular na marcha lenta, morria logo apos desacelerar.As vezes acende a luz da injeção, quando entro em reduzida de velocidade. ao reacelerar a luz apaga.Mas continua morrendo quando para no cruzamento.não dá marcha lenta.
    Comprei então um kit de juntas do TBI e limpei tudo com Thinner pois estava muito sujo de residuos de gasolina Goma , como é chamada
    Inicialmente o carro ficou otimo mas agora acelera sozinho e não dá marcha lenta.Troquei o atuador de marcha lenta,e o indicador de posição que fica na lateral do tbi.
    O problema continua .ja pensei em arrancar tudo e colocar carburador
    Estou ficando quase maluco pois não desacelera por nada.
    ja troquei a bomba de combustivel,ja verifiquei vazamentos,mangueiras cortadas e nada
    trm uma parafernalia de tubos pra todos os lados que fica dificil entender a bagunça que a GM fez.
    acho que vou desistir e colocar mesm oum carburador
    pelo menos consigo arrumar.Alguem ja teve este problema?

  35. oi pessoal tenho um corsa 96 efi 1.4 e estou com problema desde que comprei ele fica ascelerado e depois normalisa nao sei mais o que faser troquei atuado de macha ,sensor de borbuleta,sensor temperatura,sonda lanbda,bonba dagua, cebolao e defeito continua o rpm fica asima de 2000 tem horas que fica legal.quando granpeio da codigo 13 e 45ou seja sistema o2 aberto e sonda labda indica mistura rica,por favor me ajudem.

  36. mue emeio gilbert.gj@hotmail.com

  37. Tenho um corsa wind 4 portas 2000, ele varia a aceleeração. Algumas vezes normal e outras muito acelerado. Alguem sabe o q fazer?

  38. Meu corsa e do mesmo ano do geovani oliveira e que tambem apresenta o mesmo problema.
    Quem tiver a solução mande-me um e-mail por favor!!!

  39. Tenho 1 corsa 95, e quando chove forte pinga dentro do carro exatamente no pedal do acelerador, esse problema sempre existiu. Se alguem souber de uma solução me mande, eu agradeço. Meu e-mail: alexandrebalthazar@terra.com.br

  40. Perfeito.. me ajudou muito mais uma vez.. achei este site tbm onde me ajudou.. so nao sabia o codigo 12 oq era..e aqui encontrei..
    Obrigadao

    CORSA 95/95 1.4 EFI TURBO ALCOOL

  41. OPZZ..

    ESTE: http://www.angelfire.com/rings/injecaoeletronica

  42. Comprei um carro a pouco tempo ( corsa sedan 00 ) Um dia estava andando e peguei uma poça de agua pronto , meu carro nunca mais foi o mesmo esta sempre acelerado tem vezzes que acelera muito as vezes pouco mando no mecanico ele arruma fica zeradinho e da uma chuva volta o problema

    o que faço me deem uma dica por onde começar?????????

    mande respota por email digocatatal@hotmail.com obrigado

  43. Por favor me orienta quanto a um corsa 2000 e que apresentou problemas no sistema de embreagem, sempre que engato a 1ª e 3ª principalmente ela fica como que emperrando e faz um bararulho de algo quebrando. Quero ir com alguma orientação pra uma oficina pra não ser lesada. O que pode ser e que peças estragadas causaria isso. Obrigada.

  44. OLA PESSOAL TENHO UM CORSA SEDAM 2003 VHC CLASSIQUE, QUANDO ELE EM MOVIMENTO ELE FICA COM A ACELERAÇÃO OSCILANDO ( RPM) E AS VEZES ELE ATÉ MORRE. ALGUEM PODE ME AUXILIAR NESTE PROBLEMA, JA LEVEI EM ALGUNS MECANICOS E NINGUEM DESCOBRIU O PROBLEMA LEMBRANDO QUE EU SO ABASTEÇO COM GASOLINA ADITIVIADA, CABOS E VELAS NOVOS ORIGINAIS ETC. GRATO

  45. gostei de suas informações são muito uteis vou fazer este teste.

  46. gostei da explicação, foi muito válidapara mim , eu fiz o teste mais não consegui ve o codigo de defeito , como achar ?

  47. meu crasa esta consumindo muito o que fa zer, já troquei a sonda lombca , oque mais tenho que trocar? aguardo resposta por favor

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